Puzzle

Click to Mix and Solve
Image Hosting by Picoodle.com

Sabia que....


· A alergia ao pêlo dos gatos, na verdade, é uma alergia à saliva que o gato deposita sobre o seu pêlo durante a limpeza do mesmo? A proteína responsável por esta alergia provoca reacções sintomáticas nas pessoas sensíveis, como os olhos lacrimejantes, congestão facial e coriza. Hoje já existem tratamentos que aliviam estes sintomas.



· Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções?


· O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão?


· O gato possui mais ossos do que os humanos? 
  Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.


· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos?


· Os gatos possuem 32 músculos que controlam as suas orelhas?
 Ele pode girar as suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.



· A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães? Os seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone. Eles ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

· Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os olhos maiores? Um gato vê 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para ver.
Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto.


· O campo de visão de um gato é de 185 graus? Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de ver com pouquíssima luz. Eles não conseguem ver os pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.
Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após a absorção, é reflectida por essas células de volta para a retina, para que os seus receptores tenham uma segunda hipótese de a captar. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.


. Os gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos? 
  Demora cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias de vida.


· O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfactórias e o homem só possui entre 5 a 20 milhões?


· Os gatos possuem um órgão olfactório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson? É um analisador de odores e é por isso que às vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.


· O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4? 
  Eles são usados para medir as distâncias.


· Os gatos só têm 30 dentes, enquanto os cães têm 42?
  Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.


· Os gatos andam na ponta dos dedos?



. As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, à velocidade da corrente eléctrica, até ao cérebro? Exploram coisas novas, sentem os alimentos, à velocidade do que passa sobre elas.


· O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h?



· Quase 10% dos ossos dos gatos encontra-se na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio?


· O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda erecta enquanto anda? A cauda é também demonstrativa do seu estado de humor.


· Quando o gato está assustado, o seu pêlo eriça-se por todo o corpo? Quando ele vai atacar, o pêlo eriça-se somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.


. Os gatos esfregam o rosto em objectos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura? O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.



. As fêmeas esfregam o corpo nos machos que querem e também, de uma forma geral, esfregam-se naqueles que sabem serem maiores e mais fortes? Mas não quer dizer que os considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.



· O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos?


· O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América?


· Existem cerca de 100 raças de gatos?


· Os gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i"?


· O gato treme quando sente muita dor?


· O ronronar nem sempre é por alegria e prazer? Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.


. Os gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos? Isso deve-se ao facto dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.


· Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% da sua vida a limparem-se?


· Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina?


· Os gatos adultos e sadios passam 15% da sua vida em sono profundo e 50% em sono leve, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado? Mas passam do estado de sono profundo para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.



· Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura?


. O gato cai sempre de pé? Desde que o tempo de queda seja suficiente para que ele gire o seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.


· A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos? E um gato com dono e dentro de casa, pode chegar aos 16 anos? Uma fêmea chamada "Ma", viveu 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, de que se tenha registro, até hoje.
Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale a 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.


· Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos?


· Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos?