Puzzle

Click to Mix and Solve
Image Hosting by Picoodle.com

Medicamentos tóxicos para o seu gato




Intoxicação e envenenamento por agentes químicos:


Os casos de intoxicação por agentes químicos em pequenos animais acontecem com grande frequência, principalmente em clínicas que se localizam nos grandes centros urbanos. Isso deve-se, provavelmente, ao facto de que um grande número de pessoas vive actualmente em apartamentos e possuem animais. Esses animais são expostos e correm risco de intoxicação por produtos de limpeza e inseticidas.

Uma simples obra ou pintura num apartamento ou até mesmo uma limpeza com produtos mais fortes, pode causar sérios danos ao animal. Principalmente nos gatos, que são mais sensíveis.

Entre os casos de intoxicação, os quadros de envenenamento também ocorrem com grande frequência, principalmente em gatos que são criados livremente, tendo acesso à comida em outros locais, sendo assim facilmente envenenados por pessoas que desejam livrar-se da presença do animal.
Medicamentos, produtos de limpeza e venenos devem ser mantidos fora do alcance das crianças assim como dos animais. Deve evitar também o uso de produtos de limpeza muito fortes que só pelo cheiro já intoxicam o animal, recomendando os produtos que podem ser usados com mais segurança.
A falta de informações precisas do proprietário, quanto a possível exposição a um produto tóxico, dificulta o trabalho do veterinário, pois só com a determinação do agente tóxico é possível fazer um tratamento correcto.
Muitas vezes o proprietário do animal não cita determinado produto, por achá-lo inofensivo (e não é) ou mesmo esquece-se de o mencionar.


Por isso é importante informar o máximo ao veterinário sobre:
- onde vive o animal;
- onde o animal fica a maior parte do dia;
- quem cuida do animal e está mais tempo com ele (muitas vezes não é essa a pessoa que leva o animal ao veterinário, mas é quem pode dar informações mais precisas, sobre as modificações que ocorreram com o animal e desde quando elas vem ocorrendo);
- se no local onde vive houve obras, pinturas;
- se o animal costuma mexer no lixo;
- quem faz a limpeza da casa e que produtos de limpeza utiliza;
- se faz uso de inseticidas e quais;
- e qualquer outra informação que venha a ajudar no diagnóstico. 
Com um histórico bem feito, uma boa anamnese, um atendimento rápido e com o conhecimento dos principais produtos tóxicos e seus respectivos antídotos, é possível salvar o animal. A falta de informações precisas e o tempo são os principais factores que dificultam o trabalho levando à fatalidade dos casos.



Carbamatos usados no controle de insectos e parasitas:


Talco Bulldog = Carbaril (1-naftil N-metil Carbamato)

Propoxur = Chumbinho Japonês, Bolfo, Tratto
Baygon = 2 Isopropoxifemil N-metil Carbamato


Os principais sintomas de envenenamento são:



Salivação excessiva, lacrimejamento, secreção nasal, aumento dos sons respiratórios por broncoconstricção, dificuldade respiratória, edema pulmonar, diarréia, diminuição dos batimentos cardíacos, constricção da pupila, tosse, vómito, micção frequente, incoordenação motora. Depois aparecem tremores musculares, espasmos, hiperactividade. Nem todos os animais apresentam os mesmos sintomas.
A morte dá- se por insuficiência respiratória e asfixia (paralisia dos músculos respiratórios).
O tratamento para os casos de intoxicação por chumbinho, tem bons resultados se feito logo após o início dos sintomas. É usado Sulfato de Atropina, oxigênio e soroterapia.